Avançar para o conteúdo principal

Luz do Bem/Conselhos Extraordinários:Amar a Deus é uma Lei!



   Deus outorgou o velho testamento (Torá) a uma nação inteira. O estudo mais elevado foi outorgado aos seres humanos considerados mais aptos. Estes indivíduos eram dotados de paz, saúde e tranquilidade. Muitos foram abençoados com a oportunidade de levarem uma vida que estivesse em concordância com os valores explícitos em Sua lei.
   Faça uma autoanálise e conscientize-se da quantidade enorme de defeitos que você diariamente apresenta em seus pensamentos, palavras e ações. Perceba que, diariamente, mesmo você não sendo merecedor, Deus lhe concede inúmeras bênçãos! Isso já é um grande  motivo para amar o Eterno com todas as suas forças.

   Você precisa se conscientizar de que Deus é perfeito. O amor a Deus é um sinal de sabedoria. Trata-se de um tipo de amor oriundo da inteligência, que pode ser denominado exaltação. O melhor modo de você atingir esse nível é dedicando-se ao estudo diário da Torá, cumprir os seus mandamentos e viver de acordo com os caminhos que foram traçados por Deus. Agindo desse modo, você notará que seu amor a Deus ficará cada vez maior. O contrário disso, lhe afastará de Deus.

   Quando você não se dedica ao estudo diário dos ensinamentos de Deus, você naturalmente acaba deixando de cumprir os Seus preceitos. Isso impossibilitará você de amá-Lo e teme-Lo com todo o seu coração. Deste modo, você passará a cometer mais pecados e criará uma barreira entre você e Deus. Você estará impedindo o bem de chegar até você. Se você não tiver possibilidades de se dedicar ao estudo da Torá, pelo menos, leia nossos artigos, assista aos nossos vídeos, faça nossos cursos gratuitos que você estará refletindo sobre as Leis de Deus e incentivado a praticá-las.
   Existe uma dica simples para que você consiga amar e temer a Deus de um modo mais consciente. Primeiramente, é necessário que você perceba que existem coisas no mundo material que você ama muito, e, do mesmo modo, coisas que você teme. Se você fizer um raciocínio lógico e chegar à conclusão de que Deus é a fonte de tudo, de que Ele é o provedor de todas as coisas, inclusive do seu corpo e da sua saúde, ficará mais fácil de compreender o porquê Ele deve Ser amado acima de todas as coisas. Em relação ao temor, temos que teme-Lo apenas no caso de descumprirmos suas proibições, porque Deus é bom. Basta você saber que Ele te vê o tempo todo, mesmo quando você está sozinho.
   Se você se entregar de corpo e alma ao estudo da Torá, tanto o seu grau de amor, quanto o de temor, ficarão cada vez mais fortalecidos. Você descobrirá isso a partir do momento em que sentir uma alegria inexplicável, uma sensação de felicidade e plenitude maravilhosa, toda vez que você fizer os seus estudos de Torá. No momento em que você sentir que o estudo de Torá é a coisa mais importante que você tem a fazer, você estará no nível apropriado de amor ao criador. Esse artigo foi baseado no livro Conselhos Extraordinários, de Eliezer Papo (Editora/Livraria Sêfer). 

Comentários